segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Como alterar os seus hábitos alimentares?





Alterar os seus hábitos alimentares não é uma tarefa fácil. Ao longo da nossa vida, vamos enraizando hábitos que não são muito saudáveis, e a conveniência das refeições prontas e dos alimentos processados é inegável. Quem é que tem tempo para cozinhar sempre? Ou para demolhar feijão? Ou para fazer iogurtes em casa? A nossa alimentação não tem nada a ver com a dos nossos avós.


No entanto, mudar os hábitos alimentares não significa que tem de plantar os seus próprios legumes em casa, vamos com calma! Tem de começar a perceber o quê, quanto precisa de comer e quais são as melhores escolhas para si. Vá fazendo escolhas mais saudáveis, faça um esforço para comer mais comida caseira e menos processada, e avance passo a passo. Deixamos aqui algumas dicas que podem ajudar a alterar os seus hábitos alimentares de uma vez por todas.


Tenha um objectivo claro.


Mudar de hábitos alimentares é como deixar um vício. Por isso, é importante ter uma motivação clara e um objectivo definido. Lembre-se do que o levou a tomar a decisão de mudar os seus hábitos alimentares. Lembre-se dos efeitos nocivos que pode ter para a sua saúde. Investigue mais sobre a indústria alimentar. Perceba qual é o impacto das suas acções e nunca perca a sua motivação de vista.


Deixe os seus pecados capitais.


Como se costuma dizer, é preciso “cortar o mal pela raiz”. Procure um nutricionista online e deixe aqueles que podem ser os seus pecados capitais – excesso de açúcar, excesso de sal, demasiada comida pré-feita ou comida demasiado processada, fast-food, falta de fruta e legumes, refrigerantes. Pode parecer difícil e vai passar por um período de transição em que vai sentir falta, que pode durar até um mês.


Aprenda a cozinhar novos pratos.


Uma boa coisa para fazer durante esta altura é entreter-se a preparar novos pratos. Eduque o seu corpo a gostar de novos sabores, aprenda novas receitas que pode preparar no dia-a-dia ou deixar adiantadas com facilidade. O nutricionista pode ajudar, mas também pode procurar um workshop de culinária online ou procurar o preço de aulas de culinária online.


Apoie-se numa boa noite de sono.


Pode parecer irrelevante, mas precisa mesmo de dormir 6-8 horas de sono profundo por dia. Se não dormir bem, o corpo vai sentir-se cansado, estará de pior humor e vai ter mais dificuldade em resistir às suas “tentações”. Quem avisa seu amigo é!

Sem comentários:

Enviar um comentário