Toda a gente sabe que uma alimentação saudável implica comer entre 2 a 4 peças de fruta por dia. Mas para quem não gosta de fruta, isto nem sempre é fácil. Por isso, deixamos aqui algumas sugestões de frutas tropicais muito saudáveis que pode apresentar ao seu palato!
Mangostão
O mangostão é nativo da Tailândia, da Malásia e da Indonésia. Hoje em dia continua a ser cultivado principalmente no sul da Ásia, embora já seja possível encontrá-lo em alguns supermercados portugueses. O exterior do mangostão é duro e roxo, mas o interior tem uma cor clara e um sabor doce e suave. É um antioxidante e anti-inflamatório natural, com baixo valor energético e muitos aminoácidos.
Pitaya
A “fruta dragão”: exterior colorido com “escamas” valeu-lhe a alcunha de ‘dragon fruit’ em inglês. Tal como as restantes frutas desta lista, ainda não é muito comum encontrar pitayas na Europa, embora seja possível plantá-la tanto nos arquipélagos da Madeira como nos Açores. O interior é branco e com sementes pretas, enquanto o sabor é suave. A maior utilidade é ajudar na digestão.
Lichias
As lichias já se encontram em muitos supermercados portugueses, mas são nativas da China, de Taiwan e de outras zonas do Sudeste Asiático. É uma espécie de fruto do bosque, com um exterior avermelhado e com um interior doce e branco. São muito apreciadas nas sobremesas chinesas, embora o óleo de líchia seja conhecido como hidratante e pela sua capacidade em retardar o envelhecimento. É extremamente rica em vitamina C.
Jaca
Por aqui, a jaca ainda é uma visão que aparece só de vez em quando em alguns restaurantes asiáticos. Mas a jaca também é uma fruta popular em algumas zonas do Brasil, o que faz com que o nome possa não lhe soar desconhecido. Com uma cor amarela-alaranjada, a Jaca pode ter até 30 kg - o que é verdadeiramente impressionante, porque apenas 100 gramas contém 9% da dose diária recomendada (DDR) de B1, 5% da DDR de B2, 6% da DDR B3, 5% da DDR B5 e 25% da DDR de B6.
Sem comentários:
Enviar um comentário