segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Como fortalecer o sistema imunitário?


Como fortalecer o sistema imunitário durante a pandemia de COVID-19? Há vários hábitos que podemos adoptar para melhorar as defesas naturais do nosso corpo. Embora fortalecer o sistema imunitário não seja uma vacina, ajuda a ter uma resposta imunitária mais rápida e mais eficaz contra as infecções.

Somos o que comemos

O que comemos (e o que não comemos) afecta muito mais do que o nosso peso e aspecto físico. Uma alimentação desequilibrada, rica em hidratos de carbono e lípidos mas pobre em fruta, vegetais e proteínas de qualidade (ricas em ferro e vitamina B12), faz com que o nosso corpo perca defesas. Pelo contrário, o consumo regular de antioxidantes, magnésio, selénio, ferro e sais minerais melhora o nosso bem-estar geral, a qualidade do sono, a memória e fortalece o sistema imunitário. Outro ponto a ter em consideração é preferir os alimentos pouco processados, e de preferência de origem biológica, que são mais fáceis de digerir e conservam melhor todos os nutrientes. Aprenda mais sobre alimentação saudável com uma consulta de nutrição ou com um nutricionista online.

Apanhar Sol

Simples, não é? O simples facto de apanhar Sol pode contribuir para fortalecer o sistema imunitário. É verdade que o Sol tem fama dê-nos deixar bem-dispostos (e isso ajuda), mas o efeito principal é aumentar a quantidade de vitamina D no corpo. A falta de vitamina D está associada à depressão, que por sua vez está associada a um sistema imunitário deprimido (não é por acaso que quando nos sentimos em baixo nos sentimos mais fracos e temos mais outbreaks de doenças que já estão a circular no nosso sistema, como o herpes). Este Verão, apanhe Sol! ☀

Fazer mais exercício

Outra forma de fortalecer o nosso sistema imunitário é fazer mais exercício físico. O stress torna o nosso corpo mais frágil e susceptível a mais doenças – mas o exercício físico ajuda a diminuir o stress e a melhorar o sistema imunológico. No entanto, é importante reforçar que isto só é válido para actividade física moderada. A actividade física intensa faz com que o corpo entre em esforço, o que é contraproducente para fortalecer o sistema imunitário. Na dúvida, é recomendável fazer exercício físico acompanhada com um personal trainer, ainda que seja só um acompanhamento à distância, online, para manter a distância social.

Regular o trânsito intestinal

Outro ponto muito importante para melhorar o nosso sistema imunitário é a nossa sensação de bem-estar é regular o trânsito intestinal. Pode fazer isto através da ingestão de probióticos (muitas vezes através da dieta, em queijos frescos, kefir, kombucha, kimchi e chucrute), mas não só. Beber água, caminhar, relaxar o corpo e estabelecer horários ajuda a criar uma rotina intestinal.

Sem comentários:

Enviar um comentário