A tecnologia está presente em quase todas as vertentes da nossa vida. No nosso trabalho, que se torna omnipresente; na nossa vida social, porque afecta a forma como nos relacionamos com os outros; na nossa saúde, porque temos sensores, pacemakers e outros gadgets, e por aí em diante.
Infelizmente, isso pode afectar a nossa capacidade de separar a vida pessoal e profissional, a nossa autoestima (porque nos comparamos com os outros), a capacidade de pensamento crítico e a qualidade do nosso sono. Muitas vezes, a dependência da tecnologia aumenta o nosso isolamento e a ansiedade.
Como usar a tecnologia de forma saudável
Não usar tecnologia antes de dormir: duas horas antes de dormir, desligue todos os ecrãs para não se distrair e evitar a exposição da luz azul.
Definir horários para usar as redes sociais: se precisa de utilizar as redes sociais, defina um horário para ver o que se passa online. Não mais do que uma hora por dia!
Tenha um telemóvel para o seu trabalho: para separar a sua vida pessoal da profissional, e não se sentir tentado a trabalhar fora de horas, tenha um telemóvel empresarial.
Desactive as notificações no telemóvel: não esteja sempre dependente do telemóvel, por isso desactive as notificações que não interessam. Não precisa de uma notificação cada vez que alguém começa um live!
Não use o telemóvel para preencher o vazio: não sabe o que fazer, então pega no telemóvel? Procure um hobby, leia um livro, perceba o que se passa na sua mente.
Siga apenas páginas positivas: siga páginas que lhe oferecem bom conteúdo, que acrescentam algo à sua vida. Só vale a pena seguir pessoas que não publicam coisas tóxicas, aproveite ao máximo cada interacção!
Se tem problemas de baixa autoestima, se está dependente do telemóvel ou se tem sintomas de ansiedade, encontre aqui serviços de psicologia no Porto e psicologia em Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário