quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Alimentação Consciente: escolhas nutricionais para uma vida melhor


Há quem diga que nós somos o que comemos. E é verdade! A nossa alimentação tem um impacto enorme na nossa saúde cardiovascular, no nosso sistema digestivo e no controlo da maioria das doenças crónicas. Por isso, mudar a sua alimentação é o primeiro passo para ter uma vida melhor. Se quer tem uma alimentação mais consciente, veja aqui algumas dicas básicas para melhorar a sua dieta e ter uma vida melhor!


  • Prefira alimentos sem embalagens.


A primeira coisa que deve tentar fazer para ter uma alimentação consciente é preferir alimentos que não vêm em embalagens. Compre fruta, legumes, arroz e massa a granel, leguminosas secas, ovos, carne e peixe. Evite as refeições pré-feitas, os alimentos em lata, os alimentos processados (como queijo, fiambre, salsichas, noodles instantâneos), as bebidas com açúcar e o álcool. Siga a regra: quanto menos embalagens, mais natural será a sua alimentação.


  • Compre produtos da época e locais.


Uma das melhores coisas que pode fazer para ter uma alimentação consciente é comprar fruta e legumes de época. Além disso, deve preferir alimentos de produtores locais (peixe, queijo, produtos frescos como fruta e legumes). Comprar produtos locais não só garante que a colheita é recente, como também é mais sustentável do ponto de vista alimentar. Veja aqui a importância de comprar produtos locais.


  • Conheça as opções para comer fora de casa.


O ideal é cozinhar em casa ou levar marmitas para comer. No entanto, nem sempre é possível preparar a sua comida. Portanto, convém conhecer as melhores opções para comer fora de casa. E não se deixe enganar pelo sushi e outras alternativas pretensamente “saudáveis”. Fale com um nutricionista para perceber o valor calórico de cada alimento e começar a fazer melhores escolhas. Encontre aqui um nutricionista em Lisboa ou um  nutricionista no Porto, conforme necessário.


  • Experimente novos sabores na cozinha.


Uma das coisas que contribuem para uma vida melhor é experimentar novos alimentos e sabores na sua cozinha. Há novos ingredientes que talvez nunca tenha experimentado e que são muito interessantes do ponto de vista nutricional, desde a aveia até à quinoa, passando pela spirulina e sementes de chia ou linhaça. Além disso, se quiser ter uma dieta mais plant-based, não só são fontes de proteína, ómega-3 e nutrientes, também vão adicionar outra textura aos pratos.


  • Perceba a importância dos temperos


Às vezes fugimos a certos alimentos porque temos a sensação que nos deixam inchados, mal-dispostos ou com gases. Pegando num exemplo desta época, é muito comum haver quem foge das castanhas assadas. No entanto, pode melhorar a digestibilidade das castanhas se as assar juntamente com erva doce e tomar uma infusão de gengibre depois de comer. Além disso, as castanhas cozidas podem ser mais fáceis de digerir. Portanto, antes de excluir um alimento, informe-se sobre a melhor forma de os preparar.



  • Se comer mais fibra, beba mais água


Se aumentar o seu consumo de fibra, também deve beber mais água. Se consumir mais fibra solúvel (como a que está presente na aveia, na cevada e na maçã), precisa de ter mais água no corpo para que se dissolva. Se consumir mais fibra insolúvel (como a que está presente nos alimentos integrais e nas leguminosas, por exemplo), tem de beber água para estimular o movimento dos intestinos e evitar ficar com prisão de ventre. Por isso, de qualquer forma, a regra de ouro é esta: se vai comer mais fibra, beba mais água.



  • Coma só quando tiver fome

Por fim, a regra principal da alimentação consciente: siga os sinais do seu corpo. Não coma só porque “é hora de jantar” ou “é o intervalo do lanche”. Se ainda não tem fome, não precisa de comer. A alimentação consciente está muito ligado ao “intuitive eating” (literalmente, alimentação intuitiva) e a respeitar a sua fome fisiológica, em vez de seguir horários para comer. Tem aqui um pequeno guia em Português sobre alimentação consciente e intuitiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário