quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Alimentos que fazem mal à noite!!


Provavelmente, sempre ouviu dizer que há alimentos que deve evitar comer à noite. Ao contrário do que poderia pensar, não é folclore popular: os especialistas em nutricionismo recomendam mesmo deixar de comer alguns alimentos imediatamente antes de dormir.

De um modo geral, há dois motivos para estes alimentos não serem recomendados nas consultas de nutrição. Alguns pioram o refluxo gastroesofágico, que piora na posição horizontal. Outros são de difícil digestão e, portanto, são inimigos de uma noite de sono tranquila. Para que se possa precaver, decidimos fazer uma lista de alimentos que deve evitar à noite.

Tomate. O tomate é um dos piores alimentos que pode comer num jantar tardio ou durante a ceia, uma vez que preenche ambos os critérios! Não só as sementes de tomate são prejudiciais para quem tem refluxo gastroesofágico, como também pode ter efeitos na qualidade do seu sono. Muitos especialistas em nutricionismo advertem que o tomate “estimula o cérebro” e, por isso, pode causar insónias.

Brócolos. Não esperava por esta, pois não? Os brócolos são um alimento muito saudável, ricos em fibra e geralmente recomendados nas consultas de nutrição, mas deve evitar comê-los ao jantar. Os especialistas em nutricionismo esclarecem que alto teor de fibra significa que o nosso corpo demora horas a digeri-lo - se comer muitos brócolos ao jantar, é provável que ainda esteja inchado de manhã!

Leite e queijo. Há vários nutricionistas que recomendam saciar a fome com um copo de leite morno, mas o leite à noite deve ser evitado por quem sofre de refluxo gastroesofágico. Neste aspecto, é preferível escolher um derivado do leite, como o queijo ou o iogurte. No entanto, o queijo tem um senão: o queijo tem quantidades altas tanto de proteína como de gordura, o que faz com que demora horas até ser digerido.

Gelado. Comer gelado à sobremesa ao jantar ou mesmo como ceia numa noite quente de Verão? Esqueça. Os especialistas em nutricionismo concordam - o gelado é rico em proteína e em açúcar, o que exige esforço do seu corpo. Mas o pior é que estas calorias de rápida absorção não vão ser desgastadas durante o noite (afinal, vai estar a dormir!) e, portanto, vão directas para a “barriguinha”.

Sem comentários:

Enviar um comentário