domingo, 26 de julho de 2020

A importância do exercício físico para o crescimento



Enquanto pais, há algumas coisas que tomamos como garantido: vamos alimentar bem os nossos filhos; vamos levá-los à escola para que tenham um boa educação; quando estão tristes, queremos saber o que se passa com o seu estado mental; damos-lhes brinquedos e outros estímulos; levamo-los ao médico quando algo não está bem com o seu estado físico.

Mas não faltará alguma coisa aqui? E a sua saúde física? Não pode ser também melhorada? Claro que sim, e felizmente muitos pais já têm noção de que o exercício físico, por um lado, torna-os mais saudáveis e previne problemas e, por outro, ajuda-os a dissipar toda aquela energia. Isto é, o exercício é benéfico tanto a nível físico como mental.

Hoje quero falar sobre algumas dicas de exercício que considero especialmente benéficas para as crianças de qualquer idade!

Personal trainer

Os computadores, as aulas, os trabalhos de casa… enfim, desde muito jovens, os miúdos são preparados para a vida de adulto, que impõe 8 horas à secretária. Isto significa que estamos a desenvolver uma má postura cada vez mais jovens!

Mas nada que um personal trainer com especial atenção não possa (tentar) resolver. Um personal trainer online, por exemplo, pode ajudar a criança a trabalhar, flexibilizar e fortalecer os músculos, para que consigam sentar-se corretamente durante horas e evitar alguns dos efeitos negativos a longo prazo do sedentarismo.

Yoga

Aulas de Yoga? Para crianças? Sim! Não só é óptimo para o bem estar emocional, como também trabalha todos os músculos do corpo de igual forma, o que permite um excelente equilíbrio físico que previne problemas futuros. Já para não falar nos benefícios a nível de flexibilidade e amplitude de movimento.

Natação

A natação e outro dos meus exercícios favoritos, para qualquer pessoas mas especialmente para crianças. Tal como o yoga, trabalha vários músculos. Mas, algo, para além disso também atua sobre o sistema cardiovascular.

Mas a realidade é que qualquer exercício é melhor do que nada! Excepto talvez o futebol, onde muito facilmente as crianças saem magoadas, mas isso é uma opinião que fica para outro post...

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Como equilibrar a alimentação dos mais pequenos [até aos 10 anos]!




Gostava que os filhos tivessem uma alimentação mais equilibrada? Quer evitar que as crianças comam demasiado sal e açúcar? Os seus filhos continuam a implorar pelas batatas do McDonalds? Deixamos aqui 4 sugestões para mudar os seus hábitos alimentares.

Criar hábitos saudáveis desde bebé


O primeiro passo para criar hábitos saudáveis é habituar os seus filhos a comer comida saudável desde crianças. Se nunca ficarem demasiado habituados aos aditivos (sal, açúcar, molhos, caldos Knorr e cubinhos Maggi), vão habituar-se a desfrutar do verdadeiro sabor dos alimentos. Consulte um nutricionista para ir introduzindo os alimentos na altura certa e cozinhar papas completas e nutritivas.

Usar a fruta como adoçante natural


Outra forma de equilibrar a alimentação dos mais pequenos é usar a fruta como adoçante natural. As bananas, por exemplo, podem ser usadas para panquecas, queques e todo o tipo de doces e sobremesas. As maçãs e as ameixas também podem ser usadas para fazer purés e adoçar bolos e papas. Os figos e as tâmaras podem ser usados para fazer snacks e barritas saudáveis.

Chips de vegetais


Todas as crianças gostam de batatas fritas, verdade? Mas claro, esta não é uma opção muito saudável… A solução é substituir as chips de batata frita por chips de vegetais, como cenouras, beterraba, pastinaca ou batata doce e mandioca (estas duas últimas, embora sejam ricas em hidratos de carbono, têm um índice glicémico menor do que a batata).

Procurar alternativas saudáveis e vegetarianas


Tal como é importante habituar os seus filhos a comer comida sem aditivos desde crianças, também é importante mentalizá-los que as refeições vegetarianas e sem proteína animal são boas e saborosas. Ninguém precisa de comer hambúrgueres com 200 gramas de carne! Tente ter uma dieta saudável e equilibrada, com pratos diferentes e várias fontes de proteína desde os primeiros anos.

domingo, 5 de julho de 2020

5 maneiras de comer mais legumes no dia a dia sem perceber




Os legumes estimulam o nosso sistema imunitário. Mas… será que já comeu legumes hoje? Se é daquelas pessoas que deixa sempre os vegetais no prato, está na hora de mudar os seus hábitos. Deixamos aqui algumas ideias para comer mais legumes no dia a dia sem se aperceber!




Sopa


Uma boa maneira de comer mais legumes do dia a dia sem se aperceber é fazer mais sopas e cremes de legumes. A sopa não precisa de levar batata – pode engrossar naturalmente com batata doce (preferível em termos de índice glicémico), nabo, abóbora e courgette. Por outro lado, também é uma boa maneira de consumir legumes que nem sempre são fáceis de incluir na refeição, como o alho francês ou a couve-flor. Experimente!






Sumos & Smoothies


Uma das maneiras de comer mais legumes e vegetais sem se aperceber é adicioná-los aos seus sumos e smoothies de fruta. Pode usar beterraba, cenoura, couve kale ou espinafres (estes dois últimos vão tornar o sumo verde!) para cumprir a quota de vegetais diária.




Noodles? Tente outra vez…


Outra alternativa para começar a comer mais vegetais é trocar os noodles de massa por “noodles” feitos com courgette, batata doce ou até pepino. A courgette tem um sabor suave que ganha facilmente os sabores do molho e, voilá, uma refeição saudável, light, leve e rica em vitaminas!




Chips de vegetais


Todos gostamos de snackar batatas fritas, certo? Ou de acompanhar com ketchup, guacamole, hummus… Uma alternativa mais saudável são as chips de vegetais, feitas a partir de beterraba, cenoura (fica melhor com pastinaca ou cherovia, se conseguir encontrar), mandioca ou até couve kale. Se quiser, pode incorporar também fruta: experimente umas chips de manga ou banana tostada!





Vegetais na pizza e nos hambúrgueres


Se é daquelas pessoas que não passa sem comida pré-cozinhada, entregas de comida em casa e não resiste a fast food, aproveite para (pelo menos!) comer alguns legumes. Prefira as pizzas com vegetais (cebola roxa, cogumelos, mistura de pimentos, milho, tomate fresco, rúcula, beringela, etc.) e os hambúrgueres servidos com salada (alface, tomate, cebola, pickles).




Precisa de ajuda para mudar os seus hábitos alimentares? Procure uma consulta de nutrição e passe das intenções às acções.