Os legumes estimulam o nosso sistema imunitário. Mas… será que já comeu legumes hoje? Se é daquelas pessoas que deixa sempre os vegetais no prato, está na hora de mudar os seus hábitos. Deixamos aqui algumas ideias para comer mais legumes no dia a dia sem se aperceber!
Sopa
Uma boa maneira de comer mais legumes do dia a dia sem se aperceber é fazer mais sopas e cremes de legumes. A sopa não precisa de levar batata – pode engrossar naturalmente com batata doce (preferível em termos de índice glicémico), nabo, abóbora e courgette. Por outro lado, também é uma boa maneira de consumir legumes que nem sempre são fáceis de incluir na refeição, como o alho francês ou a couve-flor. Experimente!
Sumos & Smoothies
Uma das maneiras de comer mais legumes e vegetais sem se aperceber é adicioná-los aos seus sumos e smoothies de fruta. Pode usar beterraba, cenoura, couve kale ou espinafres (estes dois últimos vão tornar o sumo verde!) para cumprir a quota de vegetais diária.
Noodles? Tente outra vez…
Outra alternativa para começar a comer mais vegetais é trocar os noodles de massa por “noodles” feitos com courgette, batata doce ou até pepino. A courgette tem um sabor suave que ganha facilmente os sabores do molho e, voilá, uma refeição saudável, light, leve e rica em vitaminas!
Chips de vegetais
Todos gostamos de snackar batatas fritas, certo? Ou de acompanhar com ketchup, guacamole, hummus… Uma alternativa mais saudável são as chips de vegetais, feitas a partir de beterraba, cenoura (fica melhor com pastinaca ou cherovia, se conseguir encontrar), mandioca ou até couve kale. Se quiser, pode incorporar também fruta: experimente umas chips de manga ou banana tostada!
Vegetais na pizza e nos hambúrgueres
Se é daquelas pessoas que não passa sem comida pré-cozinhada, entregas de comida em casa e não resiste a fast food, aproveite para (pelo menos!) comer alguns legumes. Prefira as pizzas com vegetais (cebola roxa, cogumelos, mistura de pimentos, milho, tomate fresco, rúcula, beringela, etc.) e os hambúrgueres servidos com salada (alface, tomate, cebola, pickles).
Precisa de ajuda para mudar os seus hábitos alimentares? Procure uma consulta de nutrição e passe das intenções às acções.
Sem comentários:
Enviar um comentário