quarta-feira, 15 de julho de 2020

Como equilibrar a alimentação dos mais pequenos [até aos 10 anos]!




Gostava que os filhos tivessem uma alimentação mais equilibrada? Quer evitar que as crianças comam demasiado sal e açúcar? Os seus filhos continuam a implorar pelas batatas do McDonalds? Deixamos aqui 4 sugestões para mudar os seus hábitos alimentares.

Criar hábitos saudáveis desde bebé


O primeiro passo para criar hábitos saudáveis é habituar os seus filhos a comer comida saudável desde crianças. Se nunca ficarem demasiado habituados aos aditivos (sal, açúcar, molhos, caldos Knorr e cubinhos Maggi), vão habituar-se a desfrutar do verdadeiro sabor dos alimentos. Consulte um nutricionista para ir introduzindo os alimentos na altura certa e cozinhar papas completas e nutritivas.

Usar a fruta como adoçante natural


Outra forma de equilibrar a alimentação dos mais pequenos é usar a fruta como adoçante natural. As bananas, por exemplo, podem ser usadas para panquecas, queques e todo o tipo de doces e sobremesas. As maçãs e as ameixas também podem ser usadas para fazer purés e adoçar bolos e papas. Os figos e as tâmaras podem ser usados para fazer snacks e barritas saudáveis.

Chips de vegetais


Todas as crianças gostam de batatas fritas, verdade? Mas claro, esta não é uma opção muito saudável… A solução é substituir as chips de batata frita por chips de vegetais, como cenouras, beterraba, pastinaca ou batata doce e mandioca (estas duas últimas, embora sejam ricas em hidratos de carbono, têm um índice glicémico menor do que a batata).

Procurar alternativas saudáveis e vegetarianas


Tal como é importante habituar os seus filhos a comer comida sem aditivos desde crianças, também é importante mentalizá-los que as refeições vegetarianas e sem proteína animal são boas e saborosas. Ninguém precisa de comer hambúrgueres com 200 gramas de carne! Tente ter uma dieta saudável e equilibrada, com pratos diferentes e várias fontes de proteína desde os primeiros anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário